quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Le Cordon Bleu - meu primeiro dia!


Estudar na Le Cordon Bleu para mim é muito mais do que aprender a cozinhar. Durante muito tempo foi um sonho distante e impossível. E diante de tantas voltas que a vida dá, cá estou eu, sentada no sofá, escrevendo sobre meu primeiro dia neste curso incrível. Para mim é uma emoção, um marco na minha história, um dia que eu nunca mais vou esquecer.

Para quem não sabe, a Le Cordon Bleu é considerada a melhor escola de gastronomia do mundo. Fundada em 1895 em Paris, hoje a escola possui mais de 40 unidades em 20 países. Só aqui na Austrália são 3: Sydney, Melbourne e Adelaide.

Como vocês podem imaginar, a expectativa era alta, bem alta. E eu detesto quando isso acontece. Costumo dizer que o que estraga a vida é a maldita da expectativa. Porque se não temos expectativa, tudo é lindo, tudo é feliz. Mas a danada sempre vem, principalmente quando se trata de algo que é importante para nós. O que acontece? Geralmente as expectativas são muito superiores à realidade, e por mais que algo tenha sido bom ou tenha ocorrido bem, o fato de esperar mais por aquilo acaba com tudo que é positivo.

É muito difícil algo superar as minhas incontroláveis e enlouquecidas expectativas. Minha mente, criativa que só, viaja por lugares absurdamente improváveis.

Mas eis que desta vez, fui surpreendida com algo além do que eu havia esperado. É como é bom ter as expectativas superadas! Vou tentar colocar aqui em palavras tudo que senti e vivi neste dia, mas acho que vai ser praticamente impossível descrever o sentimento. Então quando for ler, imagine alguém muito feliz no meio disso tudo, ok? Esse alguém obviamente sou eu J

O dia começou cedo, 08:30h, e todos nós fomos direcionados a um lounge onde tivemos que nos apresentar formalmente ao curso e retirar o nosso “welcome kit”: uma sacolinha com estojo, caneta, pen drive e bloco de papel, tudo com o logo da Le Cordon Bleu. Depois fomos ao auditório, onde foram feitas uma série de apresentações sobre o curso.


Aqui, uma pausa para dizer como é incrível o preparo deles. Praticamente tudo que você possa imaginar nos foi informado no auditório. Desde as regras de conduta até os horários da biblioteca, dicas de segurança no campus e etc. É simplesmente MUITA informação. Então o que eles fazem? Lhe dão um pen drive, com toda a informação dentro, para você ler com calma em casa.

Quase 11:00h, chegou a hora do tour pelo campus! Aqui em Sydney a Le Cordon Bleu fica dentro de um college chamado TAFE. Ou seja, além das instalações da própria Le Cordon Bleu, nós estudantes podemos utilizar todas as instalações da TAFE. O campus não é muito grande, mas é lindo, com muito verde, muitas áreas ao ar livre, e tudo que um college num país desenvolvido pode lhe oferecer.

Após o tour, um dos momentos mais esperados: a hora que experimentamos nossos uniformes! Ah, que emoção vestir a jaqueta de chef!!! Também foi hora de comprar sapatos apropriados para a cozinha (hahaha, sim, e você acha que pode entrar na cozinha deles com qualquer sapato? rs). Tudo muito bem organizado: você recebe um formulário, preenche, depois experimenta as jaquetas, escolhe o tamanho, e entrega o formulário. Daí eles separam seu kit de uniforme com a jaqueta no tamanho escolhido enquanto você almoça.

Durante o almoço, oferecido pela escola, os chefs (uns 10 mais ou menos) se espalham pelas mesas e sentam com alguns alunos. A conversa é bem informal, e a intenção é realmente nos deixar a vontade e estreitar o relacionamento chef x aluno. Eu achei isso o máximo!

Depois do almoço, de volta ao auditório para mais um ciclo de apresentações. Numa delas, nos é apresentado um website onde estão novamente todas as informações fornecidas nas apresentações, além do acesso a uma rede interna onde podemos baixar arquivos para as próximas aulas e conversar através de chats com outros alunos e professores. Não deixaram de pensar em nada!


Voltamos ao lounge inicial para pegar o kit de livros (quem me conhece, pode apostar que eu já estou devorando todos! E estou mesmo...) e chegamos novamente à sala de uniformes umas 15:30h para pegar o kit de uniformes já montado. Por hoje, recebemos 1 jaqueta, 1 calça, 3 aventais, 3 lenços (para fazer a gravata de chef), 3 panos de prato (bom, eu acho que é pano de prato! Se eu descobrir outro uso, aviso) e 3 flat top caps (um tipo de bonezinho achatado em cima e sem aquela aba da frente). Na primeira aula, receberemos mais 2 jaquetas e 2 calças, formando assim 3 kits completos. E aí você me pergunta: “Mas porque 3?”. Pois bem, são 3 dias de aulas por semana em dias consecutivos (no meu caso, segundas, terças e quartas), e é obrigatório o uso de uniforme limpo TODOS os dias. Ou seja, é um para cada dia. Nos dias de folga, você deve lavá-los, e na semana seguinte, usar os 3 novamente.


E como sempre, o melhor foi deixado para o final: a entrega do tool kit! Imagine uma bolsa de 3 compartimentos, repleta de todos os utensílios que você possa imaginar. Além disso, um set completo de facas alemãs Wusthof com o logo da Le Cordon Bleu gravado na lâmina! Uma chiqueza só!  Não preciso dizer que a primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi estrear as facas!

Por último, diante de tanta informação, tantos kits, tantos amigos novos, tanto tudo, nada me chamou mais a atenção do que a paixão dos chefs pela escola. Os olhos deles brilham. Não havia um desanimado, um chateado, um cansado... Eles realmente amam o que fazem e este amor é percebido por nós, alunos, desde o primeiro contato. É lindo de se ver, e um grande privilégio poder aprender com eles.

Não quero meter a carroça na frente dos bois e falar coisas de forma precipitada. Mas meu coração insiste em me dizer que vai ser muito difícil parar no curso básico. Ele grita aqui dentro dizendo: “este é o caminho!”.  Veremos... J


Nenhum comentário:

Postar um comentário